
Pense agora em cinco produtos. Tenho certeza de que você é fã de pelo menos três dos que pensou, mesmo que não se reconheça como fã. iPhone, Ferrari, Nike, Notion e GoPro são algumas das marcas que passaram pela minha cabeça agora.
Muitos produtos que consideramos bons são vistos assim porque temos carinho pela marca — um reconhecimento que vem após uma boa experiência como consumidor ou por um sentimento maior, como o dos fãs de supercarros que não necessariamente possuem um.
Alguns produtos podem até ficar ultrapassados, mas, mesmo assim, a legião de fãs continua. Vide eu, por exemplo, com o relógio Pebble.
Agora, vamos falar de uma categoria diferente de fãs: os superfãs. Aqueles que estão sempre de olho nas novidades da marca, comprando os últimos lançamentos e tudo o que tem o logotipo — canecas, camisetas, meias.
E como ter superfãs da sua marca?
Talvez sua marca já tenha superfãs e você nem saiba. O reconhecimento desse cliente especial é essencial para mantê-lo e incentivá-lo a trazer novos clientes, fãs e até mesmo outros superfãs.
Existem várias maneiras de reconhecer um superfã e até técnicas para incentivar um cliente comum a se tornar um. Muitas dessas abordagens são gratuitas ou de custo muito baixo.
Como sua marca está tratando os dados coletados dos clientes?
Apenas armazenando em um banco de dados ou fazendo uma “garimpagem” constante?
Utilizar os dados já coletados é a maneira mais fácil de reconhecer um superfã e mantê-lo engajado com campanhas específicas para essa persona. Por exemplo, o envio de brindes exclusivos que o superfã terá prazer em exibir nas redes sociais — “almost free branding”.
Mas o marketing tradicional não é, e nunca foi, suficiente para engajar o superfã. Essa categoria exige mais: algo personalizado, exclusivo, numerado. É por isso que sempre faço planejamentos diferenciados e únicos quando preparo ações para superfãs ou para incentivar fãs regulares previamente selecionados a se tornarem superfãs.
Ficou curioso sobre o assunto? Sua empresa se interessaria em ter superfãs do seu produto? Entre em contato comigo! Terei prazer em conversar mais a fundo sobre isso com você.